terça-feira, 30 de agosto de 2016

RESENHA: Nativa Spa Ameixa - Shampoo e Condicionador


A linha Nativa Spa Ameixa, de O Boticário tem uma proposta de regenerar a fibra capilar (por conter "queratina vegetal"), minimizando a quebra. Eu testei o shampoo e o condicionador, mas a linha capilar tem outros itens, além de uma linha para banho com o mesmo cheiro, que por sinal é maravilhosoooo! Depois faço outro post dizendo o que tenho da linha para banho ;)

O shampoo tem textura cremosa e faz muita espuma, você sente que ele está limpando os fios, e ao mesmo tempo, hidratando. Ele é um shampoo com sulfato, então não é indicado para quem faz low poo ou no poo. Possui pantenol, um ingrediente bem hidratante, eu gosto de encontrá-lo em produtos com uma proposta de reconstruir o cabelo, porque acaba equilibrando. A linha possui proteínas hidrolisadas de milho, trigo e soja. Eles não deixam claro o que seria a "queratina vegetal", então eu deduzo que sejam essas proteínas. Possui também o extrato de ameixa.

No meu cabelo senti que ele mais hidratou do que reconstruiu, mas como a proposta é reconstrução eu uso ele só 2 vezes por mês, pois não gosto quando meu cabelo fica pesado após a lavagem.
O condicionador é MUITO consistente, ainda bem que a boca do frasco é virada para baixo, assim facilita muito na hora de usar. Sem mais.
E o que falar do cheiro dessa linha? Depois que saio do banho, quem entra no banheiro ainda sente o cheirinho de tão bom e forte que é. Depois que o cabelo seca o cheiro ainda fica por dias, e ele é bem doce, então pessoas enjoadas não vão gostar rsrs... 

DICA DA RAPUNZEL

Se não quiser sentir o cabelo pesado quando for usar um shampoo de reconstrução, é só lavar uma vez com um ou anti resíduos antes, fica muito bom. Pode ser um shampoo transparente também, eu uso o brilho extremo da Pantene ;)

O shampoo da linha Nativa Spa Ameixa você encontra >aqui< e o condicionador >aqui<.

Bjos!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Conheça as desvantagens dos produtos com pretolatos

Petrolatos são derivados do petróleo. Se você procurar no dicionário, vai saber que são substâncias gordurosas, praticamente inodoras e insípidas, insolúveis em água. Também vai descobrir que esses compostos são vendidos sob o nome comercial de vaselina, bastante comum em cosméticos. Esses produtos são geralmente utilizados para lubrificar e dar e maciez aos fios, deixando-os mais fáceis de pentear. A ideia é que os petrolatos também garantam mais proteção. Porém, por serem insolúveis, essas substâncias se acumulam nos cabelos, invertendo a missão inicial. Ou seja, em vez de protegidos, os fios podem ficar ressecados e acumular sujeira. Para retirar esses resíduos, é necessário recorrer a um shampoo de limpeza profunda, que também pode ser agressivo, se usado em demasia. Por isso, há quem defenda a compra de cosméticos sem petrolatos.

A dica é identificar os nomes dos compostos nos rótulos. Procure referências a silicones, buscando os finais “one” e “ane”. Verifique, ainda, a existência de substâncias como vaselina, petrolatum, parafina líquida (paraffinum liquidum), óleo mineral (mineral oil), petróleo liquefeito e óleo de parafina.
Esses componentes são bastante usados por serem baratos e passar a impressão de um cabelo saudável e bem cuidado. Porém, no longo prazo, acontece o "efeito capa", com resultado exagerado, ao ponto de impedir inclusive a limpeza dos fios.

Além dos shampoos para retirar resíduos, que não podem ser utilizados com tanta frequência, sob o risco de agredir as madeixas, outra sugestão é recorrer ao shampoo neutro transparente ou ao shampoo infantil. Faça isso ao menos uma vez por semana, lembrando-se de lavar bem com água corrente depois.
Eles também são indicados para quem tem cabelos oleosos. Nesse caso, o uso deve ser eventual, cerca de uma vez por semana. Já quem tem cabelos secos deve utilizar essa alternativa no máximo uma vez por mês.

DICA DA RAPUNZEL

Quando eu lavo meu cabelo com algum produto que contém petrolato, na hora ele fica maravilhoso! Mas na semana seguinte, mesmo tendo lavado novamente eu sinto ele pesado e muito ressecado. É incrível como à longo prazo esse componente faz mal pro cabelo. Não usem, leiam os rótulos mulherada!

Bjos!