Quem
tem cabelos danificados pode evitar que a situação se agrave
lavando os fios da maneira certa. Lavar o cabelo é um costume tão
automático que muita gente nem sabe se faz direito. Ao higienizar os
fios da forma errada é possível, por exemplo, agravar o quadro de
um cabelo danificado aumentando a quebra e o ressecamento. Está
curiosa para saber se está fazendo tudo certinho? Confira aqui os
mandamentos na hora de lavar as madeixas fragilizadas debaixo do
chuveiro.
USE UM PRÉ-SHAMPOO
Shampoos são eficientes para limpar o cabelo, mas podem levar junto a oleosidade natural dos fios, que é importante para manter o aspecto saudável e hidratado. Uma forma de garantir que o produto vai apenas limpar sem agredir esses fios já danificados, é protegendo as madeixas com um pré-shampoo. Pode ser um condicionador ou um óleo: aplique cinco minutos antes de entrar no banho e sinta a diferença no resultado final.
NÃO ESFREGUE AS PONTAS
Essa dica vale para todo mundo que quer ter um cabelo bonito e hidratado, mas para aquelas que já têm danos nos fios ela é fundamental. Como a ponta é a parte do cabelo que mais sofre com quebra e ressecamento, ela precisa ser tratada com muito cuidado. Isso significa nunca esfregar a região ou fazer movimentos bruscos, o que poderia facilmente quebrar madeixas fragilizadas.
AUMENTE O TEMPO ENTRE AS LAVAGENS
Cada tipo de cabelo pede um intervalo diferente entre as lavagens, mas uma coisa é certa: quanto maior for o espaço de dias, melhor para quem tem fios danificados. As donas de madeixas cacheadas conseguem esse espaçamento com facilidade, mas quem tem cabelo liso pode se incomodar com a raiz oleosa por mais de um dia.
USE DOIS SHAMPOOS SE FOR NECESSÁRIO
Quem tem esse probleminha de raiz oleosa e não consegue ficar sem lavar os fios todos os dias, pode usar dois shampoos - um para a raiz e outro para as pontas. Isso porque os shampoos que limpam a raiz com eficiência são muito fortes e agridem as pontas danificadas. Aplique o seu produto de costume na raiz, mas escolha um outro para a parte de baixo, que pode ser um específico para cabelos danificados ou algum altamente hidratante.
Caso você esteja fora de casa e não seja possível realizar o truque dos dois shampoos, aplique shampoo apenas na parte de cima do cabelo e deixe a espuma escorrer até as pontas: ela será suficiente para limpar sem agravar os danos do fio.
DICA DA RAPUNZEL
Nunca lave seu cabelo em água quente, segundo a profissional Heide Guedes, Cabeleireira Conselheira Kérastase, "a água quente sensibiliza os fios deixando-os ásperos. Eles incham devido ao calor, ficam com as cutículas dilatadas, causando embaraçamento maior que o normal, além de ressecá-los. Também desregula a camada hidrolipídica, resultando em maior oleosidade no couro cabeludo."
Mas nesse friozinho é difícil resistir à uma água quente né? Logo postarei sobre como usar corretamente um pré-shampoo e quais os mais indicados!
Gostou da matéria? Me conte nos comentários se você faz algo de diferente na hora de lavar seu cabelo.
Bjos!